Você sabe o que é copywriting?

Não existe uma tradução literal para esse termo do marketing digital, mas o significado é bem conhecido no mercado: Escrita Persuasiva. É um modelo de escrita que já acumula mais de um século de aperfeiçoamento e resultados indiscutíveis em vendas.

Copywriting, para os íntimos, simplesmente Copy.

Antes de falar sobre copywriting, vamos dar um passo para trás e falar sobre os propósitos de escrever. Como você deve imaginar, escrever tem diferentes propósitos; no marketing, a escrita tem como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou mesmo uma ideia.

A construção de uma boa para um produto ou serviço, envolve uma estrutura básica de 05 componentes, como sugere Rafael Albertoni, o copywriter e fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting (SBCopy).

Atenção

Para ele, é importante ter em mente que a estratégia de conteúdo precisa ser feita pensando na venda, não no conteúdo em si. E 80% da força de um bom copy está nesta etapa.

São elementos como o título, que deve “fazer a pessoa parar tudo o que ela está fazendo para ler”. Outra dica é usar a “regra do um”, que consiste em falar de um assunto por vez para não desviar a atenção do leitor.

Conexão e identificação

Para que o leitor desenvolva conexão e identificação com sua marca é preciso apelar para a emoção. “Se as pessoas se conectam com a marca, elas compram; o ser humano age por emoção e justifica com lógica” explicou.

Isso pode ser feito com histórias e características que o interlocutor tenha em comum com o leitor, já que pessoas gostam de conversar com seus semelhantes.

Problema

Um bom copy também fala de problemas pelos quais a pessoa passou e que está passando para gerar identificação. E pode também olhar para o futuro, indicando problemas pelos quais alguém pode passar, caso não faça algo a respeito. Nesse último caso, o apelo é feito pelo medo.

Solução

“A melhor solução para entregar para seu cliente não é seu conteúdo, é o seu produto”. Depois de identificar o problema do cliente, Rafael Albertoni diz que o copy deve informar o que o seu produto pode fazer pelo cliente em potencial.

“Se enquanto vende você está resolvendo um problema, sua oferta precisa trabalhar em cima desse contexto para conseguir sucesso”, explicou.

Oferta

De acordo com Rafael Albertoni, muitos copywriters têm medo de vender, seja por medo de descadastros por email ou de perder clientes. Mas, segundo ele, não deveria ser assim. Segundo ele, os casos em que obteve mais descadastros foram também aqueles em que gerou mais resultados.

Para praticar sua habilidade como copywriter encontre descrições pouco explícitas de vários tipos de produto e tente tornar um texto atrativo. A ideia é indicar os benefícios de um produto ou serviço e, também importante, explicar porque é que é benéfico para o possível cliente.

Faça exercícios como:

– Rescrever anúncios

– Falar dos benefícios e não das características

– Encurtar, ler e encurtar mais um pouco

– Leia em voz alta

O copywriting ainda é uma “profissão”, especialmente no Marketing Digital. De tal forma que nem existe tradução para este conceito. Mas quem perde em não contratar um profissional da área são as empresas, pois existem inúmeras mais valias, começando pelo aumento da conversão online. 

Sem um copywriter é mais difícil o website de uma empresa ser encontrado online, as campanhas de e-mail terão uma taxa de abertura inferior, as suas campanhas vão ter menor conversão, pois são necessários textos que incentivem, conquistem e esclareçam os clientes.

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