2021_YvesSaintLaurent_0001_Libre_BannerL_Officiel_970x250_71065b23-8678-41f5-95a8-ff6a5889752c.jpg

Trajetória da vida Rural de Ida Beatriz, presidente do Sindicato Rural de Cáceres/MT

Trajetória da vida Rural de Ida Beatriz, presidente do Sindicato Rural de Cáceres/MT.

Quem é Ida Beatriz?


Mulher desafiadora, carioca, dinâmica, corajosa, casada, mãe de dois filhos, produtora rural, formada em Lavras/MG na área da agricultura, especialista em gestão de ciência e tecnologia.

Como o agronegócio entrou na sua vida?


Sou a quarta geração de pecuaristas pantaneiros, começando com meu Bisavô que veio da Alemanha e bisavó boliviana, se instalaram na Bolívia.


O agro sempre esteve presente em minha vida, mesmo antes da minha existência, mas em 2013 foi o ano primordial para minha contribuição, pois, foi aí que vim para as propriedades da minha família, e de lá para cá cada vez mais, estou engajada com a pecuária sustentável no Pantanal/MT.


Para Ida Beatriz, o meio rural e um lugar onde podemos deixar registrado em nossas memórias, o melhor do aconchego familiar.


Por ser mulher na gestão os desafios foram maiores?


Desafios sempre existiram e existirão, mas com informação, consistência, resultado e comportamento ativo sempre conseguiremos ampliar nossos limites. Acreditem em vocês e em seus propósitos de vida. Os espaços estão propícios para gestão feminina, e quem quiser apoio e trocar ideias estou e sempre estarei à disposição, a vossa espera.

Qual o momento na sua vida, que você vivenciou a importância do movimento sindical patronal para o Agronegócio?


A melhor momento, foi quando eu compreendi que não adiantava, ficar só falando, conversando em reuniões paralelas, mas, sim, me aliar a força de cada órgão dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para que o Agronegócio, crescesse.

Hoje você se tornou presidente do Sindicato Rural de Cáceres/MT, quais foram os desafios que você enfrentou para entrar em uma eleição, onde, verificamos a presença maior de homens na gestão?


A minha candidatura foi por aclamação. Uma grande responsabilidade e honra. Em toda a minha trajetória profissional, eu nunca tive problema algum em trabalhar com homens. O que nós mulheres devemos entender e como se posicionar em relação ao seu trabalho e projeto que está sendo executado.

Qual, trabalho vem sendo desenvolvido pelo Sindicato Rural de Cáceres/MT, na sua gestão?


Temos vários e vários trabalhos, como:


Fazenda Pantaneira Sustentável: parceria Famato, Acrimat, Senar/MT, IMEA e Embrapa Pantanal, diversificar matriz econômica do pantanal e dar suporte para legislação do Bioma no Mato Grosso.

Já obtemos de resultado a limpeza de pastagem e queima do material da limpeza de pastagem. Agora aguardamos a queima prescrita de outros matérias que não só da limpeza e substituição de pastagem. Tudo com respaldo científico e respeitando as especificidades do bioma. Capacitação de até 400 brigadistas;


Fechamento de parcerias, para monitoramento das Brigadas de Incêndios no Pantanal/MT.

Queremos o recado da Ida, para as Produtoras Rurais, que fazem parte do sistema Sindical Rural?


Mulheres produtoras rurais vamos nos envolver com as ações dos Sindicatos Rurais, o olhar feminino é distinto, e a tecnologia nos propícia maior flexibilidade para atuar no setor.


Devemos nos unir, nós conseguimos superar os desafios e as dificuldades nos tornam mais fortes.


Por: Vanda Rizzia Ribeiro Guimarães.
Achou interessante?
Comente, compartilhe e curta.

@rizzia_ribeiro
@Idabeatriz_machado
@sindicatoruraldecaceres

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *