Posse do novo presidente dos Estados Unidos

Na quarta-feira (20), foi realizada nos EUA, a posse presencial, estregando o poder formalmente a chapa eleita pelo povo, Joe Biden-presidente e Kamala Harsis (vice-presidente). A cerimonia foi bem bonita e marca o início de uma presidência revolucionaria que tem no poder o partido democrata é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente na historia dos Estados Unidos.

A corrida presidencial foi marcada pelas incertezas do resultado, hora Trump  estava na frente outras Biden avançava, dividindo a opinião dos americanos. Mas foi em Novembro com a ampla maioria dos votos que o democrata venceu as eleições somando 306 votos eleitorais contra 232 votos do republicano Trump.

Como funciona o processo eleitoral nos Estados Unidos

  • Antes da eleição oficial ocorre a Primaria, que são as eleições internas entre filiados para saber quem será o representante do partido, democrata e republicana, a concorrer nas eleições oficiais.
  • O povo vota de maneira indireta, mas quem decide as eleições são os delegados, que formam o Colégio Eleitoral, os estados votam e o candidato que receber mais votos dentro do mesmo leva todos os votos dos delegados. O famoso “Whoever wins takes everyone – Quem ganhar leva todos.
  • Existem 538 delegados no Colégio Eleitoral e o candidato que receber 250 ou mais, caso Biden é eleito.
  • Votar nos Estados Unidos não é obrigatório, por isso investem tanto nas propagandas eleitorais, é uma maneira de incentivar o povo a votar.
  • O voto pode ser pelo correio ou presencial.

Invasão do Capitólio 

A invasão no congresso nacional aconteceu no início de Janeiro, quando acontecia a contagem oficial dos votos, extremistas apoiadores de Trump invadiram sede legislativa e interromperam a contagem mas não causaram maiores constrangimentos.

Posse presidencial

O ex presidente Donald Trump deixou a casa branca e se recusou a participar da cerimonia de transferência de poder ao seu sucessor, Joe Biden, sendo o primeiro presidente em cento e cinquenta anos a não entregar a sucessão.

O democrata Joe Biden de 78 anos, em sua posse contou com presenças ilustres de outros ex presidentes, Lady Gaga deu voz ao hino dos Estados Unidos, Jennifer Lopez brilhou em uma apresentação emocionante, a jovem ativista Amanda Gorman que recitou um poema de sua autoria e os inúmeros telespectadores que acompanharam a cerimonia de casa.

Em seu discurso o democrata foi apaziguador “Temos que nos unir para enfrentar nossos inimigos: Raiva, ódio, extremismo, violência, doença, desemprego e desesperança” Biden ainda disse “Eu sei que falar de unidade para alguns pode soar, par alguns como uma fantasia tola nos dias de hoje, e “Sei que as forças que nos dividem são profundas e reais e também sei que não são novas”. Joe fez questão de dizer que não irá governar só para seus apoiadores, vai fazer o melhor para todos e ressaltou “Aprendemos novamente que a democracia é preciosa. E agora, meus amigos a democracia prevaleceu”

Kamala Harris tambem tomou posse e é a primeira mulher a primeira negra e sul-asiática a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, falou aos americanos em frente ao National Mall “É uma honra estar aqui, estar sobre os ombros daqueles que vieram antes e falar hoje como vice-presidente” e ressaltou as causas femininas ” A aspiração norte-americana é oque levou as mulheres dessa nação ao longo da historia a exigir direitos iguais e os autores da declaração de direitos a reivindicar liberdades que raramente haviam sido escritas ontem”.

Texto por: Maria Laura

Fonte: CNN e G1

Imagem: Olhardigital

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.