O que é e para que serve a vitamina D3?

A vitamina D conhecida como calciferol, é um grupo de uma vitamina lipossolúvel que possui duas formas: Vitamina D2 (ergocalciferol) de origem vegetal e vitamina D3 (colecalciferol) de origem animal.

Conseguimos a vitamina D de forma endógena (pela própria produção no corpo), e exógena:  alimentação e suplementação.

No organismo a vitamina D está na sua forma inativa “ pré-vitamina D” na pele. Através da exposição ao sol, ela passa pela primeira ativação transformando-a em Vitamina D3. Logo em seguida, segue caminho até o fígado para sua segunda ativação e a última fase é nos rins. Depois desse longo trajeto a vitamina pode desempenhar suas funções no organismo.

A vitamina D2 é mais encontrada nas plantas, cogumelos logo após a sua exposição ao sol. Já a Vitamina D3 pode ser adquirida pela alimentação, nos quais os alimentos fontes são: peixes com alto teor de gordura como salmão, cavala e atum,13 assim como gema de ovo e óleo de peixe e pela suplementação.

 No caso da exposição solar, é preciso deixar os raios ultravioletas ultrapassarem a pele para que a pré vitamina D ser convertida em vitamina D3. Entretanto, os protetores solares, a baixa exposição solar prejudica essa conversão. E assim ocorre a deficiência.

A suplementação de vitamina D3 é um dos caminhos mais rápidos te manter os níveis de vitamina D3 adequados. Além de você manter os níveis adequados de vitamina, evitando a deficiência, pode melhorar o metabolismo do cálcio e consequentemente ajudar na prevenção de algumas doenças.

A vitamina D3 tem como principal função no controle do cálcio e fósforo no organismo, dessa forma ela consegue beneficiar os ossos, intestino, rins, pele entre outros locais do organismo.

Mas hoje já se sabe que a deficiência de vitamina D está ligada com diversas doenças metabólicas como diabetes melito, doenças cardiovasculares, deficiência de cognição, depressão, complicações gestacionais e alergias.

A deficiência de vitamina D atinge mais da metade da população mundial, atingindo em média cerca de 70% da população.

A suplementação de Vitamina D3 é recomendada para as pessoas que não conseguem ter uma exposição solar de no mínimo 15 minutos por dia. Além disso, pessoas que possuem dietas restritivas ou que não consomem os alimentos fontes também necessitariam da suplementação.

Várias células de diversos tecidos do organismo possuem receptores para a vitamina D3, afim de sempre ter internamente dentro da célula quantidades de vitamina D3.

A vitamina D3 é responsável por manter as concentrações adequadas de cálcio e fósforo dentro e fora das células.  É responsável pela absorção desses minerais pelo intestino, assim consegue regular o metabolismo ósseo.

Tanto a hipocalemia (baixa quantidade de cálcio) quanto a fraqueza muscular são sinais clínicos associados a deficiência de vitamina D, podendo levar a osteomalácia e ao raquitismo.

Hoje, a hipovitaminose D (deficiência de vitamina D) é uma das causas de fraturas e quedas em idosos. A fraqueza muscular é um sinal clinico de hipovitaminose e ocorre justamente pelo prejuízo do relaxamento e da contração muscular levando a fadiga muscular e consequentemente aumentando o risco de quedas em idosos.

Por isso, a suplementação é uma das formas mais fácies, naturais e viáveis de conseguir melhorar os níveis de Vitamina D3 no organismo, evitandos os prejuízos causados pela sua deficiência.

A suplementação de Vitamina D3 pode ser feita por: Vitamina D3 em gotas e Vitamina D3 em cápsulas.

No caso de ambas, a vitamina D irá passar pelo intestino, se incorporar aos quilomícrons e ir até o fígado para passar pela ativação e logo em seguida nos rins.

 

Vitamina D3 e seus benefícios

Por ser uma vitamina altamente utilizada no organismo, suas funções ocorrem em diversos locais no organismo, não somente no controle do cálcio.

A Vitamina D3 auxilia na formação de ossos e dentes, mantendo ambos fortes e saudáveis, isso ocorre pelo seu controle de cálcio e fósforo. Por isso, é um dos tratamentos complementares para osteoporose e osteomalácia.

Estudos já vem mostrando que está ligada no metabolismo de glicose, sendo uma das vitaminas mais importantes na prevenção contra o diabetes. Além disso, seus benefícios podem contribuir diretamente contra as doenças cardiovasculares.

O sistema imunológico também é beneficiado pela vitamina D, algumas funções que a vitamina D desempenha são: regulação e ativação das células de defesa Linfócitos CD4, Linfócitos T e diferenciação de monócitos em células dendríticas, diminuição de citocinas que aumentam processos alérgicos e inflamatórios e estimulação de células T NK que defendem o organismo contra o crescimento de tumores.

 Outras funções:

  •         Auxilia no funcionamento muscular e no processo de divisão celular.
  •         Participa no tratamento contra o raquitismo
  •         Auxilia na regulação dos níveis de insulina
  •         Contribui com a memória e o raciocínio
  •         Estimula a produção adequada de hormônios

 

Vitamina D3 e suplementação

A suplementação com vitamina D3 se faz necessária para manter a boa saúde se acaso aja necessidade, pela falta de exposição solar e pela restrição de alimentos fontes. É também um ótimo suplemento para ser ingerido em combinação com outros, uma vez que faz com que estes sejam melhor absorvidos.

A suplementação de vitamina D3 pode auxiliar em todas essas funções, melhorando os ossos, aumentando os níveis de vitamina D3 no organismo, ajudando na musculatura e sistema imunológico.

Recomenda-se ingerir 1 gota ao dia do suplemento de Vitamina D3 em gotas ou Vitamina D3 em cápsulas ou conforme orientação de nutricionista e/ou médico. Os benefícios são os mesmos, alteração apenas na praticidade de cada suplemento.

A Vitamina D3 Em Gotas é a forma mais prática e biodisponível para você cuidar melhor da sua saúde.

Sempre busque marcas que possam garantia de qualidade e são registrados na ANVISA.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.