Livros digitais ou físico: dilema entre praticidade e sensações

O livro físico tem charme e valores intrínsecos que transcendem toda a praticidade das mídias digitais, porém os livros digitais são mais práticos.

E assim os amantes da leitura costumam se encontrar com certa frequência diante de um grande dilema: afinal, livros digitais são melhores do que os tradicionais? Com o surgimento e aprimoramento das novas tecnologias, é natural que exista essa incerteza. Por mais que ainda possam existir muitos livros físicos com os quais você possui um vínculo emocional e até afetivo, não tem como negar que os e-books podem oferecer muito mais possibilidades aos leitores. Além de muitas outras vantagens do livro digital que iremos te mostrar agora.

Em cima disso fizemos um “vantagens e desvantagens” de impressos e e-books:

  • E-BOOK

Vantagens dos E-books:

E-books não tem peso, nem ocupam espaço físico, ou seja, a pessoa pode carregar apenas um ou uma centena dentro do seu bolso sem preocupações.

Os livros digitais também apresentam a vantagem de ter uma durabilidade, tecnicamente, infinita. Os E-books podem produzir efeitos de multimídia como áudio e clips visuais, que aumentam a experiência do leitor.

Desvantagens E-books:

Ter que carregar de vez em quando. Mesmo que a bateria dure por semanas, você terá que carregar eventualmente. Ele tem a possibilidade de descarregar no meio de uma viagem, sem você ter como carregar pra continuar a leitura.

Entretanto, assim como os E-books são sujeitos a direitos autorais, eles não podem ser trocados como livros impressos. Uma vez concluído o download, eles tornam-se permanentes mas não podem ser transferidos. Examine isto antes da compra.

  • LIVRO FÍSICO

E as vantagens do livro físico, quais são?

Facilitam a concentração: É mais fácil se concentrar para ler um livro de papel, já que no momento em que você começa um capítulo, não existe nenhuma outra distração para que você interrompa a leitura.

Agradável para a vista: A luz refletida pelo material dos livros não irrita os nossos olhos, permitindo a prática da leitura por várias horas.

Anotações: Essa vantagem é muito interessante para livros didáticos, já que a possibilidade de fazer anotações sobre as pontuações de um professor durante a aula facilita os momentos de estudo em casa.

Desvantagens do livro físico

A atualização deles exige uma nova tiragem, o que pode ser caro. Livros estão sujeitos ao desgaste, ao intemperismo e as páginas podem amarelar e perder a tinta.

Não é uma opção muito sustentável, pois demanda de muitos aparelhos e matérias primas para a produção.

Mas é claro que a escolha depende muito de quem o lê e da rotina desta pessoa, para alguns que preferem ler em pequenos momentos de um dia atarefado os e-books são as escolhas favoritas, mas existem aqueles que curtem ler em casa a moda antiga, por isso a pergunta “E-BOOK OU IMPRESSO?” não contém somente uma resposta, pois remonta a vida de varias pessoas, que têm hábitos e escolhas diferentes, assim as duas opções são extremamente validas, pois acima de tudo contém conhecimento e são capazes de tirar o ser humano de uma extrema ignorância.

 

 

Fontes: blog.arvoredelivros.com.br

Imagem: PINTEREST

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.