Expectativas para o adiamento ou não do Enem

O Exame  Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído em 1998 tendo por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao termino da educação básica. Em 2009 as prova foram reformuladas e o Enem passou a ser o principal meio de entrada ao nível superior, através dos programas governamentais: Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade Para Todos ( PROUNI) e o Financiamento Estudantil (FIES).

Às vésperas da realização do exame que acontecera nos dias 17 e 24 de janeiro (Enem impresso) e 31/01 e 07/02 (Enem digital) os estudantes estão bem ansiosos e inseguros pelas questões relacionadas a pandemia da covid19, alguns estão se mobilizando nas redes sociais pedindo pelo adiamento das provas. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), aprovou uma posição conjunta para que a data de realização das provas seja prorrogada e enviaram ao ministro da educação, Milton Ribeiro.

A juíza Maria Claudia Gonçalves, que prolatou o não adiamento do Enem alega que “Causara certamente prejuízos financeiros” e completou dizendo que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) órgão responsável adotou medidas para “Minimizar o contagio e sem deixar de acreditar na responsabilidade individual de cada participante”.

Quem pode fazer o Enem ?

Quem já concluiu o ensino médio participa e já concorre oficialmente a uma vaga na universidade, e os alunos que ainda não concluíram realizam o exame como “Treineiro” para analisarem seu desempenho e conhecimento.

Enem digital e impresso 

Impresso: Será realizado nos dias 17/01 e 24/01 no mesmo formato dos anos anteriores, papel e caneta.

Digital: Será realizado nos dias 31/01 e 07/02, nos laboratórios de informática de algumas escolas da rede publica. Vai seguir o mesmo estilo do impresso, mas sem a utilização de papel e caneta para a transcrição das respostas.

Componentes curriculares avaliados no Enem 

Primeiro domingo: São cobrados 45 questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (Caderno de linguagem códigos e suas tecnologias) mais 45 questões de Historia, Geografia, Sociologia e Filosofia (Caderno de ciências humanas e suas tecnologias) e redação.

Segundo domingo: São cobrados 45 questões de Química, Física e Biologia (Ciências da Natureza), mais 45 questões de matemática (Caderno de matemática e suas tecnologias). Os dois domingos de realizações de provas somam 180 questões e a redação.

Orientações para o dia da prova 

– Confira no cartão de confirmação o local e sala em que você fará o exame.

– Os portões abre 11h30 e fecham pontualmente as 13h00 (Horário de Brasília), então evite chegar atrasado no local de prova.

– Levar documento de identificação valido com foto (RG).

– Só é permitido o uso de caneta preta com tubo transparente.

– Se for levar comida ou água lembrar de colocar em um recipiente transparente, para evitar constrangimentos, perder tempo de prova e correr o risco de ser eliminado.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2020

Segundo o edital o gabarito oficial das provas será divulgado até o terceiro dia útil despois da realização das provas. O gabarito do Enem impresso estará disponível até o dia 27 de janeiro de 2021 e do Enem digital ate o dia 10 de fevereiro de 2021, ambos podendo ser acessado pelo site portal.inep.gov.br ou pelo app do Enem.

Texto por: Maria Laura

Fonte: Inep

Imagem: Pinterest

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.