Cultivo de frutas e hortaliças em containers

 

Um possível futuro para as produções?

Embrapa mostra em estudo que a produtividade no cultivo de hortaliças em containers pode ser 5 vezes maior em relação ao cultivo no campo. A pesquisa é com uma parceria público privada que foi fechada por 1 R$ milhão.
O plantio em locais fechados apesar de ser pequeno no Brasil, é um meio interessante de produzir com o atual cenário em que está o período chuvoso no país, que diminui a cada ano. Um exemplo de cultivo em container são as fazendas verticais que são basicamente um tipo de produção agrícola indoor, ou seja, em ambiente fechado e totalmente controlado, em que o cultivo é feito por módulos, andares ou camadas. Com o controle do que entra em contato com as plantas cultivadas fica mais fácil o crescimento saudável da fruta ou hortaliça.

  • Será que esse vai ser o futuro das produções de alimentos?

    Com o aumento da população e a expansão das cidades alguns países aderiram a plantações em centros urbanos. Em Newark no estado de New Jersey aonde fica a área da AeroFarms, uma companhia fundada em 2004 que tem foco na produção de alimentos em grande escala em grandes centros urbanos. Par muitos esse novo meio de produzir pode ser revolucionário e para outros só adianta a morte do planeta.

“Ao reduzir os custos de energia necessários para transportar alimentos aos consumidores.  As fazendas verticais poderiam aliviar significativamente as mudanças climáticas produzidas pelo excesso de emissão de carbono atmosférico.“

Críticos contrapõe os argumentos sobre essa produção.

  “Os custos da energia adicional necessária para iluminação artificial, aquecimento e outras operações da fazenda vertical superariam o benefício da  proximidade do prédio com as áreas de consumo.“

Ainda resta dúvidas sobre esse assunto? Abaixo teremos um vídeo de curiosidades sobre as fazendas verticais.

https://www.youtube.com/watch?v=e7QzbvFnbwE

E você, simpatizou com algum lado ou opinião sobre esse tema?

 

Fonte: agrishow.com / ecycle.com / plantproject.com / canal Super Curioso
Imagem: Pinterest

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.