2021_YvesSaintLaurent_0001_Libre_BannerL_Officiel_970x250_71065b23-8678-41f5-95a8-ff6a5889752c.jpg

Colheitas começam em Goiás

No inicio da semana começaram oficialmente a colheita de soja nas áreas goianas, os agricultores estão bem otimistas e esperam compensar eventuais perdas na safra passada com a rentabilidade dos grãos e alto valor agregado as sacas. O tempo resolveu contradizer as previsões meteorológicas e a soja acabou por germinar nos campos um pouquinho mais tarde, e mesmo com a falta de chuva, Goiás terá aumento na colheita crescendo 2% em comparação a safra passada e vai bater recorde de mais de 13.400 milhões de toneladas.

 Comparação da produção Goiana da safra de soja passada com a safra 2020/ 2021 

Na colheita passada no mês de fevereiro as sacas da oleaginosa estavam sendo vendidas aqui no Estado por R$ 88, neste ano estão atingindo em média R$ 150 preço muito bom. A produtividade dos grãos por hectares está rendendo em média 65 sacas por hectare, 6 sacas a mais que na safra passada. Todo esse otimismo nos números relacionados a soja deixa os produtores animados com os assuntos do campo e cheios de expectativas  para plantar a safrinha de milho.

Sabe-se o quanto o agro é um setor que não para nunca, está sempre em atividade garantindo que as culturas sejam plantadas, colhidas e cheguem a mesa das famílias com qualidade. As lavouras estão cheias de colhedeiras, caminhões para transportarem a soja até os armazéns e atrás já estão as plantadeiras semeando a safrinha de milho. Júlio Naves é um produtor rural interiorano e já começou a colheita, diz estar bem satisfeito com os resultados ” Minhas lavouras sempre prosperaram muito, mas nesta safra está sendo ainda melhor os resultados”. Quando foi questionado sobre o valor que as sacas estão agora e o valor que estavam quando foi fechado contratos, disse ” O valor das sacas é inconstante demais, tem dias que estão com preço ótimo e em outros já perdem valor. Confesso que mesmo com todo o otimismo que especialistas estavam sobre o preço das sacas de soja, eu preferi fechar contrato de venda com as cooperativas de parte da minha produção e vou vender o restante agora, sem arrependimentos”. Finalizou dizendo que as chuvas da semana passada foram boas em partes, pois ajudou na umidade da terra que agora está recebendo a safrinha de milho.

Soja, seus derivados e benefícios a saúde

Agora você deve estar se questionando o que é feito com toda essa soja que é plantada aqui no Brasil, bem é exportado para o exterior boa parte da produção e o que fica aqui é usado e processado de várias maneiras. É encontrada em grãos, farinhas, extratos, leites vegetais, proteína texturizada de soja ( opção de carne vegetal), além de estar em diversos alimentos industrializados como: margarinas, óleos vegetais, massas, sucos, biscoitos, tofu, missô e tantos mais.  A oleaginosa é rica em ferro, cálcio, zinco, potássio, vitamina E e fibras, ajuda no equilíbrio do colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares, alivia os sintomas da TPM, ajuda com a saúde dos ossos e pele.

Texto: Maria Laura.

Fontes: Globo Rural.

Imagem: Compre Rural.

Gostou? Comenta aqui oque Achou!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *