Agrofloresta: a sustentabilidade na área agrícola

Sistema de Agro florestas são plantios em meio a natureza, sem degradar e danificar o solo.

Ela consiste em aliar o plantio de árvores com espécies agrícolas e/ou animais. Criando uma união e troca entre eles, uma vez que avalia as potencialidades dos sistemas agrícolas, através da perspectiva social, econômica e ecológica.
A produtividade de plantações feitas em agro florestas é até maior do que a feita na agricultura tradicional. Tendo em vista gastos com maquinário, mão de obra e agrotóxicos.

 

  •  Agro floresta na atualidade

Em meio à crise ambiental que o mundo passa, nada mais adequado do que mudanças, porém o lucro de produções em agroflorestal é vagaroso e em meio a um sistema que visa lucros imediatos é difícil de instalar esse sistema em uma grande  áreas, mesmo sendo bastante viável.

Á primeira vista parece ser difícil, mas ainda existe chances, que estão empregadas nas informações sustentáveis, pois boa parte da sociedade não tem conhecimento de meios sustentáveis e até por isso não fazem uso desses recursos para ajudar o meio ambiente. Assim a  busca de informações é de extrema importância, principalmente quando se trata de bem-estar físico do nosso planeta.

  • Conheça uma lista de benefícios do sistema de agro florestas.
  1.  O equilíbrio:
    Com um ambiente em equilíbrio pode se faze o uso de algumas leguminosas como adubo verde e espécies de leguminosas arbóreas para melhorar a fertilidade do solo. Sem precisar investir muito em adubos e fertilizantes químicos.
  2.  Conservação do meio ambiente:
    Sem o uso de agrotóxicos e com o equilíbrio de algumas espécies servindo como adubos na terra, temos além de um solo bem nutrido e conservado, fontes de água limpas de resíduos tóxicos.
  3.  Atenua gastos na produção:

Gastos com agrotóxicos, fertilizantes, mão de obra… vão diminuir com o equilíbrio no ambiente.

 

Imagem: Pinterest

Fonte: Agropos.com / manejebem.com

Related

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *