Segundo dados divulgados pela Organização Internacional de Saúde Animal(OIE), ontem (5) houve ocorrência de um surto de necrose infecciosa nos peixes do tipo tilápia. A necrose está afetando o baço e o rim dos peixes, os criatórios mais afetados são os dos estados: Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
A necrose infecciosa do baço e rins, representada em inglês pela sigla ISKNV, já causou a morte de 219,5 mil animais no período de julho do ano passado até agora e expôs a contaminação cerca de 3,2 milhões de peixes, informou o Ministério da Agricultura (Mapa).
Prejuízos causados pela ISKNV á piscicultura
Além da quantidade alarmante de animais já mortos e que foram expostos a contaminação da doença, acredita-se que a criação de alevinos as taxas de mortalidade podem atingir até 75%. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Piscicultura ( Peixe BR), alertou que a doença que a doença é mais grave em peixes de fase inicial de produção e pode atingir não só a tilápia, mas outras 50 espécies de peixes.
Orientações do Ministério da Agricultura para minimizar os danos
- Dar mais atenção á limpeza e desinfecção das propriedades.
- Se atentar aos abatedouros que os peixes serão levados, garantindo que sejam limpos e que haja inspeção sanitária oficial.
- Criar peixes mais jovens e de fontes seguras.
Testes realizados pelo Ministério da Agricultura em criações de tilápias
Segundo o relatório da OIE, o Ministério da Agricultura do Brasil, realizou testes em 31 criações de tilápias no Brasil, dessas testadas 6 apresentaram contaminação pelo vírus causador da ISKNV, dizem ainda que a doença não é de notificação obrigatória e não causa riscos a saúde humana.
Procedência da doença, sintomas nos peixes e controle do vírus
A necrose infecciosa do baço e rins, foi registrada pela primeira vez no Japão em 1990, atingindo peixes da espécie Pagrus Major com taxa de mortalidade de 20% e 60%, depois disso ainda atingiu outras 30 espécies de peixes criados na Costa Oeste do país. Há doença também pegou criatórios do sudoeste asiático e África, que fazem o controle do ISKNV através da vacinação.
De fato atingiu as espécies de tilápias em 2012 nos Estados Unidos, e agora desde julho do ano passado aqui no Brasil, onde não há vacina registrada para controle do vírus.
Sintomas nos peixes
- Mudanças na coloração do corpo do peixe, costuma clarear ou escurecer, diferenciando da cor original.
- Distensão abdominal, motivado pelo aumento dos órgãos ou fluido.
- Perda do apetite e permanência no fundo dos criatórios.
Caso o produtor ainda tenha alguma duvida, a Peixe BR recomenda que cadastrem suas empresas nas Secretarias Estaduais de Agricultura, caso precise de rastreabilidade sanitárias.
Benefícios do consumo de tilápias para a saúde humana
- Rica em proteínas com pouca gordura;
- Contém acido dacosaexaenoico (DHA), que ajuda na circulação sanguínea;
- Melhora digestão;
- Previne anemia e ajuda a proteger a saúde cardiovascular;
- Ácidos graxos ômega 3.
Texto: Maria Laura.
Fontes: Globo Rural / essential nutrition.
Imagem: Puro trato.