GRUPO   REVISTA    PODCAST   AGRO    TV  ESPORTE   

ASSINE JÁ ENTRAR >

2021_YvesSaintLaurent_0001_Libre_BannerL_Officiel_970x250_71065b23-8678-41f5-95a8-ff6a5889752c.jpg

O impacto da imagem pessoal na vida profissional

Pesquisas apontam que o nosso cérebro leva apenas 3 segundos para processar uma imagem e julgar a aparência de forma positiva ou negativa. E a forma a qual se enxerga uma pessoa, é a soma de sua imagem pessoal com a com a profissional, e quando há algum problema em uma das duas, ambas podem ser afetadas.

Existe uma famosa frase que diz: “a primeira impressão é a que fica” e tenho certeza que você já a ouviu bastante não é mesmo?! Geralmente, quando a utilizamos, estamos querendo nos referir à imagem de alguém, o que ela diz e faz quando chega em algum lugar pela primeira vez.

Para evitar que a imagem pessoal interfira negativamente na profissional, é preciso estar atento, sim, a sua aparência: independente do que digam, sua aparência é seu cartão de visitas. É claro que não é preciso ser o que não é, mas pessoas que se portam de maneira correta, com roupas adequadas, cabelos, dentes, unhas e barbas bem cuidadas, são mais bem vistas no ambiente de trabalho.  

A importância de se manter um cuidado com a imagem pessoal está no fato de que ela tem o poder de transmitir às pessoas que nos rodeiam credibilidade e confiança. Com isso, temos a oportunidade de atuar e de mostrar que podemos contribuir, tanto com nossos colegas de trabalho, quanto com a empresa de uma forma geral, para o alcance de resultados extraordinários. 

Você já parou para pensar em como você é visto no ambiente de trabalho? 

A sua aparência fala por você e é o mais básico dos itens relacionados à imagem pessoal, seja no ambiente de trabalho ou não. Assim, para que você dê atenção a este ponto, primeiramente, é importante que você observe a sua vestimenta.  

Veja se as roupas que você utiliza estão condizentes com seu ambiente de trabalho, sendo que para mulheres é aconselhável evitar as que são justas, curtas, decotadas ou transparentes demais, além de maquiagens e perfumes muito fortes. Já para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba, o cabelo e as unhas aparadas, tomando sempre cuidado para não vestir roupas excessivamente despojadas, que possam prejudicar a forma como os outros profissionais, bem como os gestores lhe enxergam. 

Você é sua “Marca”

Muitos empreendedores precisam descobrir ou entender sua essência, objetivos, gostos, estilo e ambições para definir uma imagem visual para si. A partir disso, o processo de transformar, melhorar ou readequar esta imagem para se sentir mais confiante e preparado é fundamental para o desenvolvimento de sua postura pessoal e profissional, mas sem perder sua singularidade.

Para que esta transformação aconteça, será necessário investir em você de forma consciente, adquirindo peças-chaves de acordo com o novo estilo de vida e aprendendo a consumir de forma inteligente, afinal não precisamos ter peças caras e de marcas renomadas para passar todo o poder que queremos. O mais importante é entender sua necessidade para cada ocasião, ou seja, criar um “dress code”, ter bom gosto, cuidar da imagem pessoal, cabelo, maquiagem e, acima de tudo, ter bom senso, lembrem- se que menos é mais.

Recomendo que busquem orientações e informações que te ajudem a ressaltar seus pontos fortes, sem descartar a sua essência, se adequando aos seus gostos e preferências pessoais, visto que mudar radicalmente sua imagem e comportamento pode tirar a sua originalidade e até mesmo enfraquecer sua marca, afastando alguns clientes já fiéis. Diante de tudo isso, precisamos refletir se estamos passando a imagem correta para nossos clientes e para o mercado, afinal é preciso expressar todo o seu potencial, mas com muito profissionalismo. Visto que estes detalhes podem fazer a diferença na hora dos clientes optarem por contratar seus serviços ou comprar seus produtos, eles terão a percepção de que tudo está harmônico com o que você apresenta e entrega.

Glaciene Forte– Consultora de Imagem

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.