Carla Rossato sempre foi apaixonada pelo agro. A veterinária segue os passos do pai e toca as propriedades da Agropecuária Rossato e Filhas, no Paraná.
O primeiro programa Impulso Gente, que faz parte da nova grade de conteúdo do Impulso Bayer, traz a história de Carla Rossato, veterinária e administradora das propriedades Rossato e Filhas. Você vai conferir a garra e a determinação de uma das mulheres do agronegócio de maior destaque no país.
Ela defende que a característica fundamental de uma boa gestão envolve 3 fatores: planejamento, conhecimento dos negócios e acompanhamento do manejo. Com um conhecimento adquirido na prática, a vida inteira, Carla se destacou por implementar também a inovação nos negócios Rossato, o que lhe rendeu o primeiro lugar no Mulheres do Agro 2019.
EMBAIXADORA DO PRÊMIO MULHERES DO AGRO
O prêmio Mulheres do Agro é uma iniciativa da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, em parceria com a Bayer. Em 2019, Carla Sanches Rossato foi a vencedora do prêmio na categoria Grandes Propriedades. Em 2020, teve uma participação especial como Embaixadora da premiação.
Carla Rossato tornou-se referência entre as mulheres do agronegócio paranaense. Desde pequena, ela acompanhava o pai, José Roberto Rossato, no campo. Sua diversão era andar a cavalo e brincar no pasto.
Hoje em dia, Carla conta que é o pai quem a acompanha no dia a dia da fazenda. Mulher forte e determinada, ela assumiu os negócios da família e, com muito pulso e suor, administra as quatro fazendas da Agropecuária Rossato e Filhas, no Paraná, mais precisamente nas regiões de Santa Mariana e Sertaneja.
A administradora paranaense ressalta o carinho que tem com as amigas do grupo Work Like a Girl, formado por mulheres envolvidas com o trabalho no campo, e o amor pela família que, nas palavras dela, é a base de tudo.
VETERINÁRIA POR FORMAÇÃO, GESTORA POR PAIXÃO
Carla Rossato se formou em medicina veterinária, mas, assim que pôs a mão no diploma, já viajou ao Mato Grosso para administrar uma das propriedades, na época, devido a um problema de família que forçou a ausência do pai. E deu certo…
O senhor José Roberto Rossato comprou a primeira propriedade em 1977, mesmo ano de nascimento da filha Carla. A veterinária afirma que a paixão pelo agronegócio já nasceu com ela. Quando criança, só pensava em brincar no sítio. Carla Rossato cresceu e o amor pela terra cresceu junto. As brincadeiras de criança se transformaram em responsabilidades de adulto, mas com um ponto em comum: o agro.
Ela afirma que nunca teve dúvidas sobre o que queria fazer da vida. Como as propriedades da família produzem soja e milho, mas também envolvem a criação de gado, estudou veterinária.
“O campo significa para mim a minha vida. É meu tudo, meu chão e meu ar. Não há satisfação maior do que plantar uma semente no solo e acompanhar todo o processo até que ela chegue à mesa do ser humano”.
OS DESAFIOS DO PRODUTOR RURAL
Carla Rossato relembrou os desafios que já enfrentou na administração dos negócios e, também, os desafios da vida. Entre eles, a doença da mãe, dona Deusa Sanches Rossato.
Devota de Nossa Senhora de Aparecida, Carla nunca perdeu a fé e superou todos os desafios até hoje com muito trabalho duro.
A Bayer está presente na vida dela e de milhares de outros produtores rurais pelo Brasil inteiro, dentro e fora do campo, levando soluções para o plantio e a pecuária e promovendo iniciativas como o prêmio Mulheres do Agro, com o objetivo de reconhecer a importância de pessoas como a Carla Rossato e você.
Fonte: https://www.agro.bayer.com.br/mundo-agro/agropedia/um-negocio-de-pai-para-filha