GRUPO   REVISTA    PODCAST   AGRO    TV  ESPORTE   

ASSINE JÁ ENTRAR >

2021_YvesSaintLaurent_0001_Libre_BannerL_Officiel_970x250_71065b23-8678-41f5-95a8-ff6a5889752c.jpg

Como começar do zero no marketing digital?

Apesar de ser uma área em constante crescimento, o marketing digital não é tão simples quanto aparenta e difere-se do comércio físico e do marketing tradicional, por isso é necessário sempre estar atento e atualizando-se quanto às abordagens adotadas e seguir algumas estratégias.


O marketing digital ganha cada vez mais espaço e tem sido meio gerador de novos negócios e rende muitas oportunidades para as empresas. Em um mercado cada vez mais exigente e mutável é preciso estar frequentemente atualizado sobre as tendências e novidades do marketing digital.
O mais importante quando se inicia no marketing digital é ter uma boa base de conhecimento. Para isso não tem jeito, a melhor alternativa é estudar. Antes de sair fazendo qualquer ação, qualquer anúncio, qualquer disparo de e-mail, é importante que você se capacite e tenha uma visão abrangente do marketing digital.

Diferentemente do marketing tradicional – ou offline -, o virtual tem grande capacidade de monitorar e medir os resultados e, assim, permite um aprofundamento nunca antes visto na área.

Dicas de Marketing Digital para iniciantes
– Invista na sua transição de carreira para o digital:
Buscar conhecimento na área de Marketing Digital, uma das mais promissoras do mercado, é uma excelente maneira de se preparar para essas mudanças e se destacar. 
Por isso, invista na sua educação: faça cursos de Marketing Digital gratuitos ou pagos, busque mentorias e participe de eventos na área para realmente mergulhar no mundo digita.


– Tenha um planejamento de marketing digital.
Independente de qual seja seu projeto, o início sempre depende de um planejamento para que, no futuro, você não tenha problemas e desconfortos com etapas que não foram concluídas.

A análise do setor do mercado que você pretende atuar é o ponto de partida. É preciso descobrir se este setor está ou não em crescimento e quais são seus potenciais, pois estratégias de marketing digital diferentes deverão ser pensadas em casos de mercados novos e com potencial alto de crescimento e uma área que já esteja madura ou em declínio.

Feito isso, a necessidade agora é descobrir qual a imagem do público perante o setor, qual o índice de confiança e credibilidade e ainda saber as oportunidades que podem ser exploradas. Depois, vale conter em seu planejamento de marketing digital, a análise minuciosa de seus concorrentes diretos e indiretos. Por fim, estabeleça objetivos, pois seu plano de marketing digital deve estar 100% voltado aos seus objetivos.

– Desenvolva as habilidades essenciais para atuação no marketing digital
O mercado digital não precisa apenas de profissionais com habilidades técnicas e conhecimento sobre as ferramentas. Para crescer na carreira, uma das dicas de Marketing Digital para iniciantes é investir também nas habilidades comportamentais ou soft skills.
Se quer saber não só como trabalhar com Marketing Digital, mas se destacar na área, é importante conhecer um pouco sobre tudo para entender como os conceitos e metodologias se relacionam e podem ser usados, separadamente ou em conjunto, para alcançar os melhores resultados.

– Descubra quem é seu público/persona e fale a língua dele
Seu público ideal também é conhecido como Persona. É através desta definição que você personificará a maneira como seu público costuma agir, quais são seus hábitos de consumo, como são suas preferências. Entenda que seu público será aquele que irá consumir seus produtos e informações, sejam virtuais ou físicos. 
Persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio, com dados reais sobre comportamento e características demográfica dos clientes. A Persona dá a direção para a criação de conteúdo e de marketing digital.
Depois de descobrir qual é sua persona, você precisa trabalhar sua linha de marketing digital baseado na linguagem que seu público entende. É uma linguagem formal ou mais moderna? Lembre-se que para prender a atenção do seu público é preciso utilizar as imagens e os elementos textuais corretamente, de modo que provoque reações nas pessoas, gerando comentários, compartilhamentos e mais envolvimento, é assim que você começará a perceber que sua estratégia de marketing digital está surtindo efeitos.

– Produza conteúdos de valor e qualidade
Mantenha essa dica de Marketing Digital para iniciantes em mente e não se esqueça de focar na produção de conteúdo – uma estratégia extremamente relevante para a área.
Saber se comunicar nos mais diferentes canais, seja por imagens, vídeos ou textos, é um diferencial importante para quem quer seguir uma carreira na área e conquistar espaço no mercado.
O importante é focar no que seu público mais gosta de consumir. Várias possibilidades existem e podem ser exploradas de muitas maneiras como vídeos, que são consumidos com mais frequência, pois possui a facilidade de englobar áudio e vídeo em um só lugar, gerando empatia e conexão com o cliente potencial.

– Entenda sobre Tráfego Pago
Alcançar tráfego e conseguir conversões com uma estratégia orgânica é maravilhoso, mas muitas vezes são as mídias pagas que impulsionam e aceleram o crescimento de uma campanha.
Por isso, entenda como elas funcionam e acompanhe as principais práticas da área para saber como investir dinheiro em anúncios e ter o retorno desejado.

– Invista em redes sociais
Investir em marketing digital sem colocar no seu planejamento inserir sua empresa nas redes sociais é um pensamento inviável. É preciso saber qual meio funciona melhor para você, página no facebook, perfil no instagram, canal no YouTube, entre outras possibilidades. 
Com seus perfis devidamente criados é hora de iniciar as publicações de conteúdos e manter, sempre, as páginas atualizadas e com novidades. Além do mais as ações que as redes sociais disponibilizam proporcionam você promover seus conteúdos e direcionar delicadamente seu público, o que aumentará a possibilidade de vendas e conversão em leads.

Gostou? Comenta aqui o que Achou!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.