O universo digital é um ambiente perfeito para dar visibilidade às marcas. Um verdadeiro oceano de oportunidades, mas se concentrar apenas nele é superficial demais. Como as banquisas, esse tipo de estratégia está muito suscetível a fatores além do seu controle.
Existem dois tipos de massas de gelo flutuantes no oceano: banquisas e icebergs. Enquanto o primeiro é totalmente visível sobre a água, tende a fragmentar-se e pode derreter em pouco tempo; o segundo só emerge uma pequena parte, 90% de sua estrutura fica debaixo d’água, mantendo-o firme e estável apesar das pressões externas.
Uma empresa que deseja ser sólida e durável, precisa fazer do digital uma ferramenta, não o alicerce do seu plano de marketing.
Afinal, do que adianta ter um feed harmônico, mas não comunicar o propósito da empresa? Qual o retorno quando se publicam stories diários, mas os clientes em potencial nunca têm suas mensagens respondidas?
Um marketing eficaz passa por um planejamento detalhado da jornada do cliente e do funil de vendas, trabalha formas de aprimorar o atendimento e a experiência do usuário entre tantas ações que ficam só nos bastidores, “abaixo do nível do mar”. Dando estrutura e sustentação para a parte visível da estratégia.
O “digital” do seu plano de marketing é o resultado de vários esforços somados. É um dos meios utilizados para nutrir um relacionamento verdadeiro com o público e aumentar as vendas.
Mayrhara Silvério– Designer Gráfico, pós graduada em Marketing, Branding e Growth pela PUC-RS.