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Exercício físico o segredo da longevidade saudável

Ter uma vida saudável depende tanto de uma alimentação balanceada, como da prática regular de exercícios físicos. Esta é uma regra básica para todas as idades. Porém, quando chegamos a uma idade avançada, nosso corpo perde a agilidade de fazer caminhadas e exercícios, devido ao enfraquecimento dos músculos e dos ossos. Portanto, o exercício físico em todas as fases da vida e principalmente na terceira idade é essencial para quem quer manter uma vida saudável e aumentar sua qualidade e expectativa de vida. A prática regular de exercícios físicos na terceira idade traz inúmeros benefícios para o indivíduo, e entre eles estão o aumento do HDL – colesterol-(bom), a redução dos triglicerídeos, diminuição da pressão arterial, redução da gordura corporal devido ao aumento do gasto calórico diário, ganho de massa muscular propiciando ao idoso maior autonomia funcional, diminuição de lesões causadas por quedas, entre vários outros benefícios, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e vasculares, hipertensão arterial, diabetes, câncer de mama e próstata, obesidade, osteoporose, estresse, depressão, etc. Para alcançar seu objetivo, é necessário realizar exercícios aeróbios e anaeróbios (musculação) no mínimo cinco vezes por semana, de 45 a 60 minutos, com cargas entre leve e moderada, respeitando sempre a individualidade biológica de cada um, suas necessidades, objetivos e principalmente suas limitações. É fundamental fazer uma avaliação médica e física detalhada para escolher os exercícios corretos, para que cause sensações de prazer e não de dor ou desconforto. Além do prazer e bem estar outros aspectos como a eficácia, a segurança e a motivação deve ser levado em consideração pelos profissionais que atuam na prescrição dos exercícios físicos desse aluno (paciente), afirma o Personal trainer Eduardo Aguiar.

Bodas de Ouro: José & Zilda

ED:11/09/2017

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