COLUNA pet
Os benefícios dos animais de estimação para as crianças
A presença de um animal de estimação em casa modifica todo o ambiente familiar. Os peludos se tornam membros da família e o convívio com eles traz inúmeros benefícios. E quando o assunto envolve o convívio com crianças, será que os animais continuam sendo uma boa companhia? Pesquisadores afirmam que sim. Confira abaixo alguns benefícios que esse convívio pode trazer ao desenvolvimento das crianças.
• Responsabilidade: as crianças que participam dos cuidados com os animais de estimação, orientados por adultos, desenvolvem o senso de autonomia e responsabilidade.
• Equilíbrio emocional e relacionamento: a relação íntima da criança com o animal de estimação favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e os ensina a lidar com os mais diversos sentimentos, como alegria, compaixão, afeto. A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, observação, compreensão e sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, e respeito.
• Desenvolvimento físico: o animal de estimação contribui para o exercício da coordenação motora fina, em crianças menores, ao ter de controlar a força para acariciá-los. Os bebês treinam também a engatinhar e dar os primeiros passos, ao tentar seguir o animal. Os outros sentidos, como olfato, visão e audição são estimulados pelos cheiros, movimentos e sons dos animais.
• Saúde: estudos apontam que donos de cães e gatos vão menos ao médico e se recuperam mais rápido de doenças. Ter um animal de estimação melhora o sistema imunológico e contribui para a saúde cardiovascular e mental.
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES EM SEU E-MAIL
Fique por dentro de tudo que publicamos em nossa revista,
eventos, fotos, acontecimentos e muito mais
Parceiros
Revista Society © 2015 - Desenvolvido por Oficina Web