COLUNA agronegocio

<< Voltar...

Hidroponia

A Hidroponia é uma técnica bastante difundida em todo o mundo e seu uso está crescendo em muitos países. Sua importância não é somente pelo fato de ser uma técnica para produção hortícola e de vegetais; também está sendo empregada como uma ferramenta para resolver um amplo leque de problemas, que incluem tratamentos que reduzem a contaminação do solo e da água subterrânea, e manipulação dos níveis de nutrientes no produto.

O que é Hidroponia?
Essa palavra vem do grego, em que Hidro significa água e Ponia significa trabalho. Ou seja, o trabalho com água( cultivo com solução nutritiva). Nesse tipo de cultivo não se usa o solo em nenhuma fase. O trabalho é feito em bancadas e todos os nutrientes oferecidos a planta, são dissolvidos em água. Esse sistema de cultivo se iniciou em São Paulo, no final da década de 1980.

Quais são as vantagens desse tipo de cultivo?
São elas:
1. Pode ser cultivado em pequenas áreas;
2. Com bom manejo, conseguirá ter melhor qualidade nos produtos do quem outras formas de cultivo;
3. Redução no ciclo da cultura;
4. Maior controle de pragas e doenças;
No entanto requer cuidados especiais na implantação desse sistema, em especial com mão de obra qualificada, além de cuidados com o sistema de energia, investimento e cuidados na comercialização.

Qual a solução nutritiva na Hidroponia?
Esse é um ponto fundamental no cultivo hidropônico. Quando o cultivo é no solo, ele serve de substrato e fixador da planta. O solo vai fornecer todos os nutrientes que a planta precisa. Na Hidroponia, essa solução nutritiva vai substituir o solo. Nesse caso nós vamos ter uma bancada de produção e nela, a solução nutritiva, que é formada pela água e os macros e micros nutrientes dissolvidos que a planta precisa. Importante ressaltar que os nutrientes tem que ser altamente solúveis dentro d’água. Por exemplo, os adubos utilizados no solo, não servem para a Hidroponia, já que os mesmos não se dissolvem com facilidade na água. Após essa nutrição inicial, em seguida os produtores deve se atentar ao manejo e a quatro principais parâmetros:
1 . O Ph da água da solução tem que ser o mesmo que fosse no solo, entre 6 e 6 e ½.
2 . Ficar atento ao equilíbrio da solução nutritiva, analisando a condutividade. No caso de hortaliça folhosa, a leitura no aparelho condutivimetro, deve ser entorno 2 de miliSiemens por cm2 (mS/cm2) em media, a qual depende das condições ambientais . A leitura tem que ser diária.
3 . Outro ponto a ser acompanhado é a oxigenação, a circulação de ardentro da solução.
4 . Analisar ainda, se não tem vazamento e não ter quedas de energia.

Quais culturas podem ser cultivadas através da Hidroponia?
Hoje comercialmente temos as hortaliças folhosas (alface, rúcula, agrião), hortaliças frutos (tomate, pimentão, pepino, morango), além de flores e plantas medicinais.

Bodas de Ouro: José & Zilda

ED:11/09/2017

EDIÇÕES ANTERIORES

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem para nossa equipe
Teremos o prazer de responde-lo




RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES EM SEU E-MAIL

Fique por dentro de tudo que publicamos em nossa revista,
eventos, fotos, acontecimentos e muito mais

Parceiros

Revista Society © 2015 - Desenvolvido por Oficina Web