COLUNA agronegocio

<< Voltar...

Gesso agrícola.

O Gesso Agrícola é fundamental para o sistema radicular, sendo um material solúvel que penetra no solo. Aplicado como condicionador de solo, reduz a saturação do alumínio, aumenta a quantidade de cálcio e enxofre na camada abaixo de 20 cm de profundidade, melhora o ambiente do solo e proporciona o desenvolvimento. Com melhor desenvolvimento, as raízes terão maior acesso à água e nutrientes, gerando maior produtividade a sua lavoura.


O que é o Gesso Agrícola?
O Gesso Agrícola é oriundo do subproduto da rocha fosfática. Na fabricação do fosforo, que é o elemento para a agricultura, ele é atacado com acido sulfúrico e o subproduto é o Gesso Agrícola. Teve época que o Gesso Agrícola nem era vendido. No entanto, em decorrência de sua importância para a agricultura, passou a ser vendido e hoje já está com preço considerado elevado.

 

Por que dessa importância?
A formula do gesso agrícola é o sulfato de cálcio. Ele fornece enxofre e cálcio para a agricultura, ou seja, dois importantes nutrientes .No caso do enxofre ele tem se tornado de vital importância na fertilidade do solo, já que em muitas regiões, temos solo carente desse elemento. Nós temos visto que em período de seca prolongada, as áreas que receberam o Gesso Agrícola tem queda de produtividade menor do que em áreas que não receberam a gessagem.

 

Como é a ação do gesso agrícola?

Quando colocamos o gesso no solo, ele é bastante lixiviável, ou seja, ele penetra no solo. Com isso, o gesso arrasta com ele outros nutrientes, como cátions ou elementos bases do solo, cálcio, magnésio e potássio. Quando se distribui o gesso, ele se une a esses elementos - base do solo e os levam para a profundidade do solo, em torno de 30 cm a 60 cm. Por conta disso, as plantas enraízam melhor, dando uma maior proteção, principalmente em período de seca prolongada.

 

Quando podemos ver a ação do gesso agrícola em uma lavoura?
Em uma safra com boas chuvas, visualmente falando, quase não percebemos. Vamos perceber somente no momento da colheita, com boa produção e qualidade dos grãos. Já no período de seca prolongada, é possível percebermos o desenvolvimento bem melhor do milho, em áreas com gesso agrícola no solo.

Bodas de Ouro: José & Zilda

ED:11/09/2017

EDIÇÕES ANTERIORES

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem para nossa equipe
Teremos o prazer de responde-lo




RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES EM SEU E-MAIL

Fique por dentro de tudo que publicamos em nossa revista,
eventos, fotos, acontecimentos e muito mais

Parceiros

Revista Society © 2015 - Desenvolvido por Oficina Web