COLUNA agronegocio

<< Voltar...

Qualidade do leite.

A qualidade do leite deve ser preservada da ordenha ao beneficiamento. É necessário que o produtor estabeleça um controle efetivo da mastite no rebanho, tenha boas práticas de ordenha para obtenção do leite de forma higiênica, realizando a manutenção preventiva e a limpeza correta dos equipamentos.

Que cuidados o produtor deve ter quanto à qualidade do leite na coleta e no transporte?
É muito importante que os produtores façam um acompanhamento periódico, tanto na parte de limpeza quanto na de manutenção, manejo do equipamento e do rebanho. Todos esses pontos podem interferir na qualidade do leite. Além disso, os produtores devem ficar sempre atentos à mão de obra, com profissionais qualificados. O leite é um produto que requer muita atenção e cuidado, pois é altamente perecível.

Fábio Campos, quais são os principais erros que os produtores cometem e que interferem negativamente na qualidade do leite?
Um deles é a falta de higiene nos equipamentos. Uma limpeza feita de forma errada nos equipamentos de ordenha ou, em muitas vezes, nem sempre higienizados, é um dos principais erros cometidos pelos produtores. Outro erro comum é a demora na limpeza após a ordenha. O profissional que estiver fazendo a ordenha tem que ter como regra limpar o equipamento logo após a ordenha. O equipamento mal higienizado pode causar problemas na qualidade do leite e também para o rebanho, já que o equipamento de ordenha dissemina doenças.

Quanto à coleta e transporte de leite, que dicas você deixa aos produtores?
É importante que o produtor acompanhe no laticínio, se quem está fazendo a coleta é um profissional qualificado para realizar o serviço. Além disso, o produtor deve observar se os caminhões para o transporte estão higienizados. Outra avaliação que o produtor deve fazer é se o produto está chegando adequadamente ao laticínio, sem perder a qualidade e o volume.

Geralmente, o leite perde a qualidade durante o transporte?
Pode perder em função de problemas de limpeza e resfriamento no transporte. Por isso é importante algumas ações, como agitar o leite antes do transporte, para que o produto fique o mais homogêneo possível.

Seria importante a presença do produtor no momento da coleta?
É o ideal. Sempre que o caminhão da coleta chegar à fazenda, o produtor deve acompanhar se todos os cuidados estão sendo tomados para o leite não perder a qualidade e minimizar vários problemas.

Bodas de Ouro: José & Zilda

ED:11/09/2017

EDIÇÕES ANTERIORES

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem para nossa equipe
Teremos o prazer de responde-lo




RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES EM SEU E-MAIL

Fique por dentro de tudo que publicamos em nossa revista,
eventos, fotos, acontecimentos e muito mais

Parceiros

Revista Society © 2015 - Desenvolvido por Oficina Web